09/12/10

Que futuro se reserva para os jovens?

Recentemente temos estado a companhar o dificil confronto entre as força de ordem (Policia)e  os jovens, porcausa do Desenho de lei até agora aprovado pelo parlamento italiano. Sâo as varias manifestçoes da parte dos jovens e investigadores que defendem os seus Direitos, e isto deve-se ao facto que o ministerio da Instruçao e Universidade como se diz em Italia, efectuo alguns corte no orçamento direccionado as universidades sobre tudo em projectos de pesquisas, como se pode ver aqui.



Mas vamos reflectir um pouco, que efeitos isto pode causar para as geraçoes vindouras? Muitas sâo as opiniôes, umas a favor da nova lei e outras contra, como é de esperar. Uma coisa de genero nunca antes vista, uma centena de jovens dos colectivos universitarios tocados a fundo  pela causa, se reunem para relcamarem os direitos, nas principais praças das grandes cidades italianas. O que isto quer dizer? Acho que é hora de analisarmos que se está a passar, aqui nâo se trata de questâo de justiça ou nâo, mas sim do futuro de muitos jovens que olham a universidade como um ponto na qual buscar as forças para infrentar os diferentes desafios da vida.




Pessoalmente fui acompanhando as varias fase desse processo, e hoje ja aprovado no parlamento e se espera que das outras estancias superiores se pensa ao contrario, que creio seja pouco provável. Mas como jovem que sou devo velar nao apenas pelos meus interesses, pessoais mas de uma colectividade juvenil, defender politicas que mantem a nossa sustentabilidade juvenil, e nao politicas que num futuro proximo nos amortizem, porque é a fundo o nosso propósito. Porque sâo hoje os jovens chamados a força motriz de uma sociedade e este se deve dar oportunidades de crescimento e condiçôes para um amadurecimento professional, conforme vêm garantido em muitas Constituiçôes.

A juventude é um recurso, este deve ser explorado da melhor maneira possivel sem primeiro se aprovietar da sua condiçao de indefeso para ser escravisado, no entanto, fazendo este corte ao orçamento universitario, significa dizer que os estudantes deverâo fazer muitas renuncias, uma vez que terao poucas opçoes de escolhas, diminuem as possibilidades de borsas de estudos, pesquisas e numero de acesso as estruturas universitárias. E isto trás certamente forte conequências a nivel da sociedade.

Ja para terminar, acho que se pode reduzir financiamentos em outros sectores, nao ao universitario,  ao contraio se deve apostar mais nas universidades e projectos de sustentabiliade juvenil, isto se realmente se quer sempre uma sociedade fundada em inovaçoes, e infrentar os novos desafios que o contesto nos apresenta.

A Juventude é um Recurso.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Fotos da semana